1.º MAIO - DIA DO TRABALHOR

01/05/2023 12:52
Primeiro de Maio, uma história de luta | FUP - Federação Única dos  Petroleiros
 

O 1º de maio é considerado o dia de luta da classe trabalhadora em todo o mundo. A data foi escolhida em homenagem a uma greve geral realizada em Chicago, nos Estados Unidos, em 1886, que reivindicava a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias.

A luta por melhores condições de trabalho e de vida foi uma constante na história da classe trabalhadora. Em diversos momentos, os trabalhadores organizaram-se em sindicatos e movimentos sociais para pressionar os empregadores e os governos a garantirem direitos trabalhistas, como salário mínimo, jornada de trabalho de oito horas, direito à greve, férias remuneradas, entre outros.

No Brasil, o dia 1º de maio foi oficializado como feriado nacional em 1925. Desde então, é marcado por manifestações e protestos em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras. Este dia é uma oportunidade para refletir sobre as conquistas e desafios da classe trabalhadora e reafirmar o compromisso com a luta por um mundo justo e igualitário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.ncst.org.br/news/rss.php?category=2&number=10