APL moveleiro estrutura dois cursos

07/10/2010 09:14
Umuarama Iustrado, 07 de outubro de 2010 - Cidade
 
APL moveleiro estrutura dois cursos
Capacitação Para Indústria
Umuarama - A efetivação do Arranjo Produtivo Local (APL) do setor moveleiro do município deu um importante passo recentemente, com a estruturação dos primeiros cursos de formação inicial e continuada em ‘Fundamentos da Marcenaria' (40 vagas) e ‘Fundamentos da Indústria de Estofados' (40 vagas). Com inscrições abertas, serão gratuitos e terão carga de 160 horas. As aulas serão iniciadas na segunda quinzena desse mês.
"O conteúdo possibilitará o ingresso na indústria moveleira e também servirá como aperfeiçoamento técnico para quem já atuou na área", explica o chefe da Divisão de Formação de Mão de Obra da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Benedito Moreno dos Santos, o ‘Tuca'. Ele lembra que o setor moveleiro de Umuarama é o segundo em expressividade no Estado. Os empresários do setor contam com o respaldo da Prefeitura. "O APL pode ampliar consideravelmente a representatividade", diz.
A ideia gira em torno da formação de um centro de excelência, explorando as possibilidades de um pólo regional reconhecido, fortalecendo a classe. Recentemente, a discussão ganhou força e novidades começaram a surgir. Diversas reuniões foram realizadas e o saldo é considerado promissor, a começar pelas adesões do Instituto Federal do Paraná (IFPR), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Especificidades
Os interessados devem possuir ensino fundamental completo e ter idade igual ou superior a 18 anos. No campus do IFPR (PR-323, sentido Guaíra), preencherão a ficha de inscrição e questionário socioeconômico (atendimento de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h). Os cursos serão ministrados no período noturno, compreendendo uma parte teórica (abordando assuntos como tecnologia moveleira, matemática para projetos, interpretação de desenhos técnicos e segurança no trabalho) e outra prática (uso de equipamentos, ferramentas e técnicas).
O suporte técnico e didático do Instituto Federal do Paraná é um dos trunfos do projeto. Na continuidade, o município será responsável pela estrutura física e caberá à associação de moveleiros o fornecimento de maquinários e matéria-prima. A Prefeitura ainda custeará os profissionais responsáveis pelas aulas práticas.
Instituto Federal do Paraná (IFPR) - campus de Umuarama, PR-323, s/n - Parque Industrial (saída para Guaíra).
https://www.ncst.org.br/news/rss.php?category=2&number=10

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!