DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

08/03/2024 10:04

 

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas sorrindo

 

O Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, comemorado no dia 8 de março de cada ano, é um dia para celebrar as conquistas sociais, econômicas, culturais e políticas das mulheres. Também é um dia para refletir sobre os desafios que as mulheres ainda enfrentam em todo o mundo.

O Dia Internacional da Mulher Trabalhadora teve origem no movimento trabalhista das mulheres no final do século XIX e início do século XX. Em 8 de março de 1857, operárias têxteis da cidade de Nova York fizeram greve por melhores condições de trabalho. A greve foi reprimida com violência e várias mulheres foram mortas.

Em 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, Clara Zetkin, uma líder socialista alemã, propôs que o 8 de março fosse comemorado como o Dia Internacional da Mulher. A proposta foi aprovada e o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 1911.

Ao longo dos anos, o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora tornou-se um dia importante para as mulheres em todo o mundo. É um dia para celebrar as conquistas das mulheres e para lutar por seus direitos.

No Brasil, o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora é comemorado desde 1912. Em 1932, o dia foi oficializado pelo governo brasileiro.

Hoje, o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora é uma oportunidade para celebrar as conquistas das mulheres brasileiras em todas as áreas da sociedade. Também é um dia para refletir sobre os desafios que as mulheres brasileiras ainda enfrentam, como a violência doméstica, a desigualdade salarial e a falta de representatividade política.

Algumas das conquistas das mulheres brasileiras:

  • Direito ao voto (1932)
  • Direito à igualdade salarial (1978)
  • Direito à licença-maternidade (1988)
  • Lei Maria da Penha (2006)

Algumas dos desafios que as mulheres brasileiras ainda enfrentam:

  • Violência doméstica
  • Desigualdade salarial
  • Falta de representatividade política
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

https://www.ncst.org.br/news/rss.php?category=2&number=10