Mínimo regional é discutido com federação de trabalhadores

10/01/2011 14:06

SETP, 07 de janeiro de 2011.
O Secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Claudio Romanelli, se reuniu nesta sexta-feira (07), com integrantes da Coordenação Federativa dos Trabalhadores (CFT-PR). Na pauta do encontro estavam o salário mínimo regional e a importância da carteira de trabalho assinada.

Segundo Romanelli o governo Beto Richa pretende continuar com a política do salário mínimo regional. “O mínimo regional tem apresentado um impacto positivo no Paraná. É um instrumento poderoso para superar a profunda desigualdade social que nós temos hoje. Nosso Estado merece ter, cada vez mais, boas políticas públicas”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, o piso regional começa a ser discutido no Paraná nos próximos meses. “A data base do mínimo regional é o mês de maio. Até lá, haverão debater com as centrais sindicais, o setor patronal e o Governo Estado, além de unidades técnicas como Ipardes e Dieese. Com o crescimento de economia já podemos prever um aumento do valor. Fazem parte da definição do valor do salário mínimo índices como inflação e PIB”, explicou.

O mínimo regional do Paraná foi Instituído em 2006 e é o maior salário regional do Brasil. Atualmente, os valores variam de R$ 663,00 a 765,00, para quatro categorias de empregados, que não têm acordo coletivo de trabalho. O salário atende cerca de 350 mil paranaenses, entre trabalhadores do campo, domésticas, trabalhadores do comércio, da produção de bem e da indústria.

Participaram da reunião representantes dos trabalhadores comerciários, rodoviários, do turismo e hospitalidade, rurais, telefônicos e bancários. A CFT-PR integra ainda os  sindicatos de mobiliária e construção civil, asseio e conservação, alimentação, vendedores, movimentadores de mercadorias e professores de escolas privadas. Cerca de 500 mil trabalhadores são representados pela federação.
 

 

https://www.ncst.org.br/news/rss.php?category=2&number=10