Sindicalistas pressionam para barrar a aprovação do PL 4330
Em Brasília, dirigentes sindicais de todo o Brasil estão na Câmara dos Deputados na luta contra o Projeto de Lei 4.330 (trata da terceirização ampla e irrestrita, inclusive na atividade principal da empresa, seja ela privada ou pública, e acaba com a responsabilidade solidária, na qual a contratante arca com as dívidas trabalhistas não pagas pela terceirizada, ampliando assim a terceirização e precarizando os direitos da classe trabalhadora).
Diante dos males que a terceirização poderá trazer para à classe trabalhdora no Brasil, com maior jornada trabalhista, menores salários, volume expressivo de acidentes, forte rotatividade, contratações que suprimem direitos e precarizam as condições de trabalho os presidentes das 21 estaduais e diretores da Nova Central decidiram se reunir novamente em Brasília, no Congresso Nacional, no intuito de barrar a votação da matéria, que é de autoria do deputado federal Sandro Mabel, e que se encontra na Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. “Somos contrários a este projeto do modo como se apresenta”, justifica o presidente da Nova Central, José Calixto, durante a reunião.
A estratégia foi impedir o trâmite do PL, com a formação de grupos que visitariam os gabinetes dos deputados que representam seus estados, reforçando a luta em defesa da garantia da responsabilidade solidária com as obrigações trabalhistas, além da igualdade de remuneração, de direitos por melhores condições de trabalho, a garantia da representação sindical na contratação e da fiscalização.
Com este plano de ação os dirigentes sindicais trabalharam no sentindo de pressionar o Congresso Nacional e impedir esta possível regulamentação.
Foi acordado que o projeto não será votado hoje (04), a previsão é que no próximo dia 11 (quarta-feira) o PL vá para votação em regime de urgência no Plenário da Câmara dos Deputados.
Os Sindicalistas, Marcos Antônio Beraldo (Sintricomu), Denílson Pestana da Costa (NCST-PR), Luiz Ary Gin (FETIEP), Nelson Luiz Bonardi (CNTI-PR), conversaram com os parlamentares do Paraná e acompanharam a tramitação do PL.
Na foto, reunião no gabinete do deputado Eduardo Sciarra (PSD/PR)